Alta transmissibilidade da subvariante BA.5 Ômicron é um dos fatores do aumento de casos no Japão, diz especialista
Um membro do painel de especialistas do governo japonês sobre o coronavírus chinês disse que a rápida disseminação da sub-variante, altamente transmissível, BA.5 Omicron pode ser um dos fatores por trás do aumento de infecções em todo o país.
O professor da Universidade de Toho, Tateda Kazuhiro, falou à NHK depois que foi registrado, no Japão, pela primeira vez desde o início da pandemia, neste sábado (16), um número diário de mais de 110.000 casos.
Tateda disse que as pessoas se tornaram mais ativas desde o início do mês, resultando em mais contato entre elas. Ele disse que os efeitos do declínio das doses da terceira vacina também podem ser um fator que contribui para isso.
Tateda disse que o número de novos casos está duplicando desde uma semana antes, e que a contagem diária pode muito bem exceder 200.000 na próxima semana.
Ele disse que o número de pacientes com sintomas graves ainda não aumentou acentuadamente. Mas disse que é aconselhável ter cautela, porque, à medida que o número de casos aumentar, uma certa proporção de pacientes desenvolverá sintomas COVID-19 graves.
Como o Japão está no meio de um fim de semana prolongado, Tateda disse que muitas pessoas poderiam estar planejando viajar. Mas ele acrescentou que aqueles que se sentem enfermos com sintomas semelhantes aos da gripe devem ficar em casa, ou submeter-se a testes para o coronavírus chinês.
Ele disse que as pessoas que não se sentem bem também deveriam evitar o contato pessoal, especialmente com os idosos que enfrentam um risco maior de adoecer gravemente.
- Ouro atinge valor recorde no Japão com tensão geopolítica - 30 de setembro de 2025 9:13 am
- Congresso Internacional de Astronáutica reúne líderes em Sydney - 30 de setembro de 2025 9:07 am
- Ishiba se reúne com presidente sul-coreano em Busan - 30 de setembro de 2025 9:03 am