Aliados da OTAN assinam protocolos de adesão para a Suécia e Finlândia
Os 30 países membros da OTAN assinaram protocolos de adesão para a Finlândia e a Suécia. Os dois países poderão aderir à aliança assim que os parlamentos dos países membros ratificarem os protocolos.
A OTAN realizou uma cerimônia de assinatura em sua sede em Bruxelas, Bélgica, na terça-feira (5), com a presença de ministros das Relações Exteriores dos dois países do norte da Europa.
O Secretário Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, deu as boas-vindas a suas propostas de adesão, chamando-a de “um momento histórico” para a Finlândia, Suécia e a aliança.
A reunião de cúpula da OTAN na Espanha, na semana passada, foi concluída com um acordo para prosseguir com os procedimentos oficiais para a adesão dos dois países.
Anteriormente, a Turquia havia se oposto às adesões da Finlândia e da Suécia. Ela retirou sua objeção antes da cúpula, após um acordo relacionado à extradição do que ela considera como suspeitos de terrorismo.
A Turquia insiste que os militantes curdos são terroristas, e que a Suécia e a Finlândia lhes dão abrigo.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, advertiu que se os dois países não cumprirem o acordo, o parlamento de sua nação poderá bloquear sua adesão à OTAN.
A adesão à OTAN deve ser aprovada por todos os 30 membros para que novos países sejam aceitos na aliança.
- Suntory transforma Kinmugi em cerveja regular até 2026 - 30 de setembro de 2025 12:35 am
- Partido pró-Europa lidera eleições parlamentares na Moldávia - 30 de setembro de 2025 12:30 am
- Tufão Bualoi deixa dezenas de mortos no Sudeste Asiático - 30 de setembro de 2025 12:25 am