Vulcão entra em erupção nas Filipinas expelindo cinzas em uma grande área
Um vulcão, nas Filipinas, entrou em erupção no domingo (5), espalhando cinzas em comunidades e florestas próximas. Nenhum ferimento foi relatado.
O instituto de vulcanologia filipino disse que uma explosão causada pelo vapor ocorreu no Monte Bulusan, na parte sul da Ilha Luzon.
As autoridades dizem que a erupção durou cerca de 17 minutos. A fumaça vulcânica subiu a uma altura de pelo menos um quilômetro, e a chuva e as cinzas se acumularam em áreas próximas.
As imagens filmadas no chão mostram veículos dirigindo através das cinzas em meio a uma visibilidade ruim. Pessoas usando máscaras estavam varrendo as cinzas acumuladas.
As autoridades estão incitando as pessoas a não entrar em áreas a menos de 4 quilômetros do vulcão, pois há a possibilidade de mais erupções.
Eles também estão exortando os residentes a estarem atentos aos fluxos destrutivos de lama vulcânica, que enviam explosões de cinzas vulcânicas, lama e rochas pelas encostas das montanhas. O fenômeno é causado por fortes chuvas ou outros desencadeadores.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am