Vice primeira-ministra ucraniana pede aos residentes de Kherson que evacuem via Crimea
A vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, apelou aos residentes da região sul de Kherson para que fugissem, temporariamente, para a Crimea, controlada pela Rússia, por razões de segurança.
Vereshchuk falou com repórteres na segunda-feira (20), na capital ucraniana de Khiv.
Com relação à situação em Kherson, que as forças russas afirmam ter capturado, Vereshchuk enfatizou que as tropas ucranianas vão lançar um contra-ataque contra os russos para desocupar a região. Ela disse que a Ucrânia tem recebido mais armas do Ocidente.
Mas ela expressou a preocupação de que as forças russas possam usar civis como escudos humanos para dificultar as contra-ofensivas da Ucrânia.
Ela apelou aos residentes em Kherson, especialmente aqueles com crianças, para que aproveitem a oportunidade para evacuar via Crimea, que foi anexada unilateralmente pela Rússia em 2014.
Verenshchuk também expressou preocupação com as centenas de civis que se abrigam na fábrica química Azot, em Severodonetsk, na região leste de Luhansk. Ela disse que as condições lá são perigosas, pois a fábrica não tem túneis subterrâneos ou abrigos.
Ela observou que o governo ucraniano tentou estabelecer um corredor humanitário para as pessoas presas no local, mas isso se tornou difícil depois que as forças da Rússia destruíram as pontes que levavam à cidade.
A vice-primeira ministra enfatizou que o governo, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha e as Nações Unidas trabalharão juntos para encontrar maneiras de ajudar os residentes a evacuar.
- Galeria dos Painéis de Hiroshima fecha para reforma - 30 de setembro de 2025 3:38 am
- EUA indicam apoio a ataques ucranianos em território russo - 30 de setembro de 2025 3:21 am
- Venda de carros elétricos dispara nos EUA com fim de crédito - 30 de setembro de 2025 3:12 am