Templo Horyuji lança financiamento público para trabalhos de manutenção
O templo Horyuji do Japão, que abriga as estruturas de madeira sobreviventes mais antigas do mundo, lançou uma campanha de financiamento público para recolher doações para sua manutenção.
Horyuji, na antiga capital de Nara, no oeste do Japão, foi designada como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1993.
O sacerdote chefe do templo, Furuya Shokaku, fez o anúncio em uma conferência de imprensa na quarta-feira (15).
Ele disse que o templo está enfrentando dificuldades financeiras porque as taxas de admissão – sua principal fonte de receita – diminuíram pela metade devido à pandemia do coronavírus chinês. Ele disse que o templo recebeu cerca de 650.000 visitantes no ano fiscal de 2019, mas o número caiu para 200.000 em 2020, e cerca de 350.000 pessoas foram para lá em 2021.
Furuya disse que os funcionários do templo reduziram as despesas nos últimos dois anos, por exemplo, reduzindo os custos de mão-de-obra e cuidando das árvores no local com menos frequência. Eles também suspenderam os trabalhos de reparos em estruturas e artefatos que não são designados como tesouros nacionais ou bens culturais importantes.
O sacerdote chefe espera que o número de visitantes aumente gradualmente à medida que as infecções por coronavírus chinês no Japão se estabilizarem. Mas ele disse que a situação financeira continua grave.
O templo estabeleceu uma meta de levantar 20 milhões de ienes, ou cerca de 148.000 dólares, até 29 de julho. As autoridades dizem que oferecerão vários presentes de acordo com o valor das doações.
Furuya expressou esperança de que o financiamento da multidão ajude a manter o templo em boas condições.
- Ouro atinge valor recorde no Japão com tensão geopolítica - 30 de setembro de 2025 9:13 am
- Congresso Internacional de Astronáutica reúne líderes em Sydney - 30 de setembro de 2025 9:07 am
- Ishiba se reúne com presidente sul-coreano em Busan - 30 de setembro de 2025 9:03 am