Rússia intensifica a ofensiva no leste da Ucrânia e retrocede no Mar Negro
As forças russas estão intensificando sua ofensiva nas principais cidades do leste da Ucrânia, mas retiraram suas embarcações a mais de 100 quilômetros da costa do Mar Negro.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse em uma conferência de imprensa em Kyiv, na segunda-feira (6), que os violentos combates de rua continuam em Severodonetsk, na região leste de Luhansk, mas que as tropas ucranianas não vão desistir da cidade.
Zelenskyy disse que estão ocorrendo duras batalhas em Lysychansk, que se encontra diante de Severodonetsk, na margem oposta do rio Siverskyi Donetsk, e Slovyansk, na vizinha região de Donetsk.
O governador da região, Pavlo Kyrylenko, disse na terça-feira (7), que menos de 24.000 residentes permanecem em Slovyansk. Isso significa que quase 80% dos 110.000 residentes da cidade já foram evacuados.
A marinha da Ucrânia disse na segunda-feira (6), que tinha expulsado os navios de guerra russos da frota do Mar Negro a mais de 100 quilômetros da costa da Ucrânia ao longo do mar.
O Institute for the Study of War, um grupo de reflexão norte-americano, diz que a pressão naval ucraniana e os mísseis anti-navio fornecidos pela Grã-Bretanha e outros países forçaram os navios de guerra russos a recuar.
O instituto diz que a Ucrânia, provavelmente, tentará alavancar o sucesso para aliviar a pressão econômica do bloqueio da Rússia aos portos da Ucrânia.
A marinha russa conduziu ataques com mísseis contra alvos terrestres, de navios de guerra implantados ao largo da Ucrânia.
Os navios de guerra russos também bloquearam a navegação de navios comerciais, interrompendo as exportações de grãos da Ucrânia.
Os militares russos assumiram o controle da, estrategicamente importante, Ilha da Serpente no Mar Negro. As forças ucranianas levaram a cabo ataques com drones para tentar recapturar a ilha.
- Filme japonês vence Leopardo de Ouro em Locarno - 17 de agosto de 2025 8:57 am
- Trump defende “paz pela força” em mensagem histórica - 17 de agosto de 2025 8:51 am
- Japão enfrenta forte calor com alerta de insolação - 17 de agosto de 2025 8:27 am