Rússia e Turquia discutem os transportes de grãos da Ucrânia
O Ministro das Relações Exteriores da Rússia reuniu-se com seu homólogo turco na quarta-feira (8). Eles discutiram um plano para restaurar as exportações de grãos da costa da Ucrânia.
Os dois diplomatas falaram sobre as negociações de cessar-fogo e as rotas de navegação através do Mar Negro.
A invasão prolongada da Rússia está interrompendo os embarques de grãos da Ucrânia, levantando preocupações sobre a segurança alimentar global.
A ONU está apelando para o estabelecimento de um corredor marítimo seguro. Mas a Rússia alega que a Ucrânia está bloqueando os embarques e diz que os portos do país estão fortemente minados.
O Ministro das Relações Exteriores russo Sergey Lavrov disse: “Se o lado ucraniano puder remover as minas ou garantir carregamentos seguros na área com minas, esperamos que o problema possa ser resolvido”.
O Ministro das Relações Exteriores turco Mevlut Cavusoglu disse: “Como a Turquia, nós o vemos como um plano razoável e implementável. Mas é claro, tanto a Rússia quanto a Ucrânia devem aceitar o pedido da ONU. Nos oferecemos para sediar uma reunião em Istambul para discutir os detalhes”.
Na segunda-feira (6), o presidente da Ucrânia advertiu que o bloqueio dos portos do país pela Rússia impediu a exportação de quase 25 milhões de toneladas de grãos.
Antes das conversações de quarta-feira (8), o governo ucraniano divulgou uma declaração dizendo que rejeitará quaisquer acordos que não levem em conta os interesses do país.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am