Rússia diz que restaurou o tráfego ferroviário ligando a Ucrânia oriental e a Crimeia
A Rússia diz ter restaurado o tráfego ferroviário entre partes da Ucrânia que estão sob seu controle e a Crimea, que invadiu em 2014.
A mídia russa informou nesta quarta-feira (8), que um trem de carga tinha chegado à Crimeia vindo de Melitopol, na região sudeste de Zaporizhzhia, na Ucrânia.
Um alto funcionário das forças pró-russas na Crimeia diz que o trem estava carregando grãos e que o comércio entre as regiões certamente aumentaria.
O Ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse na terça-feira (7), que as forças russas haviam restaurado o tráfego ferroviário através do leste e sul da Ucrânia em uma distância de cerca de 1.200 quilômetros.
Ele disse que o transporte de carga nos trilhos reabertos tinha começado para Mariupol da região oriental da Ucrânia em Donetsk, Berdyansk em Zaporizhzhia e a região de Kherson no sul.
Os observadores dizem que a Rússia está, aparentemente, tentando reforçar sua ocupação e controle do território ucraniano, transportando mercadorias por terra, além das rotas marítimas.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















