Região Indo-Pacífico está no período mais perigoso desde a Segunda Guerra Mundial diz comandante americano
O oficial encarregado do Comando Indo-Pacífico dos EUA afirma que a situação de segurança na região e além está passando pelo período potencialmente mais perigoso desde a Segunda Guerra Mundial.
O almirante John Aquilino fez a observação em um pronunciamento no Diálogo Shangri-La, uma reunião do fórum de segurança asiático em Cingapura, no sábado (11).
A reunião está em andamento desde sexta-feira (10), com a participação de ministros da defesa e outros oficiais do governo de países asiáticos e ocidentais.
Durante o discurso de sábado, o Almirante Aquilino salientou que a China tem tomado ações desestabilizadoras em todo o Indo-Pacífico, incluindo coerção e interceptações inseguras contra os aliados e parceiros dos EUA. Ele também observou que os testes nucleares e de mísseis da Coréia do Norte continuam a desestabilizar a região e a ameaçar a subsistência de todas as nações.
Com a China em mente, o almirante indicou a necessidade de “uma determinação para evitar conflitos através da manutenção de linhas abertas de comunicação para garantir que a concorrência não se transforme em crise”.
O Ministro da Defesa da China, Wei Fenghe, está agendado para proferir um pronunciamento no domingo (12), o último dia da reunião.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am
















