Putin e Xi concorda em intensificar a cooperação econômica e militar
O escritório presidencial da Rússia informa que o Presidente Vladimir Putin e seu homólogo chinês Xi Jinping confirmaram seu compromisso de aprofundar a cooperação econômica e militar.
Os dois líderes tiveram uma conversa telefônica na quarta-feira (15).
O gabinete presidencial disse que Putin e Xi concordaram em expandir a cooperação em energia, finanças e outras áreas, já que a situação econômica global se tornou “mais complicada devido à política de sanções ilegítima adotada pelo Ocidente”.
Os dois também discutiram o desenvolvimento futuro dos laços militares e de defesa.
O gabinete presidencial disse que Putin explicou sua “avaliação de princípio da situação na Ucrânia”, acrescentando que Xi notou a “legitimidade” das ações de Moscou para proteger os interesses nacionais fundamentais.
O Ministério das Relações Exteriores da China citou Xi como dizendo que a China sempre fez julgamentos independentes sobre a questão da Ucrânia com base no contexto histórico e promoveu a paz mundial e a estabilidade da ordem econômica global.
Xi disse que todas as partes deveriam pressionar por uma solução apropriada para a crise ucraniana de forma responsável. Ele prosseguiu dizendo que a China está disposta a continuar a desempenhar seu devido papel a este respeito.
Os dois líderes se encontraram pela última vez na capital chinesa no dia 4 de fevereiro, no dia da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Pequim.
Eles falaram por telefone em 25 de fevereiro, imediatamente após as forças russas terem começado a invadir a Ucrânia.
- Zelenskyy avança negociações com EUA para compra de armas - 29 de setembro de 2025 8:13 am
- Pânico em comício na Índia deixa ao menos 36 mortos - 29 de setembro de 2025 8:07 am
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am