Primeira reunião econômica Japão-EUA “dois mais dois” poderá ser realizada em Washington no final de julho
Segundo a NHK, os governos japonês e americano estão organizando a primeira reunião de seus ministros de Relações Exteriores e Econômicos em Washington, no final de julho, sob uma nova estrutura “dois mais dois”.
Em janeiro, o primeiro ministro japonês, Kishida Fumio, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, concordaram em iniciar conversações econômicas e de relações exteriores “dois mais dois”. Os funcionários dos dois países estão buscando realizar a primeira reunião na capital dos EUA em 29 de julho, entre outros planos.
Os participantes serão o Ministro das Relações Exteriores, Hayashi Yoshimasa, e o Ministro da Economia, Comércio e Indústria, Hagiuda Koichi, do Japão, e o Secretário de Estado, Antony Blinken, e a Secretária de Comércio, Gina Raimondo, dos EUA.
Espera-se que as autoridades discutam a cooperação em uma série de áreas. Os tópicos principais provavelmente serão pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de ponta, incluindo semicondutores, medidas que lidam com a mudança climática e segurança econômica.
O governo japonês quer intensificar ainda mais a cooperação econômica com os EUA para uma região Indo-Pacífico livre e aberta, já que a China tem aumentado seu comportamento hegemônico.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am