Presidente do Parlamento Europeu quer a Ucrânia na União Europeia
A presidente do Parlamento Europeu pediu, nesta sexta-feira (10), para que os estados-membros concedam à Ucrânia o estatuto de candidato ao bloco dos 27.
“A Ucrânia já faz parte da nossa família europeia. Mas já é tempo de lhe ser dada a oportunidade de se juntar ao nosso projeto europeu”, disse Roberta Metsola na Cúpula da Democracia em Copenhague.
As palavras de Metsola seguiram-se à intervenção do presidente ucraniano. Volodymyr Zelenskyydisse que o seu país não pode ser deixado numa “zona cinzenta”. “Nas próximas semanas, a União Europeia poderá dar um passo histórico que provará que as palavras que defendem que o povo ucraniano pertence à família europeia não estão vazias”, disse Zelenskyy através de uma videoconferência, no encontro em Copenhague.
Espera-se que os chefes de Estado e de governo europeus considerem a candidatura da Ucrânia no final deste mês. Os 27 estão unidos no apoio a Kiev e adotaram sanções econômicas sem precedentes contra Moscou. No entanto, estão divididos quanto à rapidez com que o bloco deve avançar para aceitar a Ucrânia como membro.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am