OTAN realiza exercício naval conjunto com Suécia e Finlândia no Mar Báltico
A OTAN está realizando um exercício naval anual no Mar Báltico junto com a Suécia e a Finlândia, que solicitaram a adesão à aliança militar ocidental no mês passado.
Catorze países membros da OTAN, incluindo os Estados Unidos, Alemanha e Turquia, estão participando do exercício de duas semanas que começou no domingo (5).
A OTAN diz que o exercício naval visa reforçar as capacidades de resposta necessárias para proteger a liberdade e a segurança da navegação através do Mar Báltico.
Na terça-feira (7), as forças dos EUA conduziram a prática de desembarque na ilha sueca de Gotland. Também estão planejados exercícios de varredura de minas, bem como uma batalha simulada em antecipação a um ataque de submarinos inimigos.
A OTAN diz que o exercício naval tem sido realizado anualmente nos últimos 50 anos e não está diretamente relacionado com a invasão russa da Ucrânia.
O Chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA, General Mark Milley, falou sobre o exercício em uma conferência de imprensa em Estocolmo no sábado (4). Ele disse que os EUA estão comprometidos com uma causa comum, uma ordem internacional baseada em regras e a idéia de que países grandes não podem invadir países pequenos sem nenhum custo.
- Casos de coqueluche batem recorde e preocupam Japão - 8 de maio de 2025 5:54 am
- Ucrânia alerta para farsa russa durante cessar-fogo - 8 de maio de 2025 5:46 am
- Índia ataca áreas controladas pelo Paquistão - 8 de maio de 2025 5:35 am