Orientação sobre falta de energia emitida na área da Grande Tóquio para segunda-feira (27)
O governo do Japão emitiu um comunicado sobre possíveis faltas de energia elétrica em Tóquio e áreas próximas. É a primeira advertência desse tipo anunciada sob o novo sistema de alerta do país.
Espera-se que o calor sufocante continue na segunda-feira (27), na região de Kanto, incluindo Tóquio. A demanda por eletricidade, como o uso de ar condicionado, deverá aumentar.
As autoridades governamentais estão pedindo às famílias e empresas das áreas que reduzam o máximo possível o uso de energia, especialmente entre 15 e 18 horas na segunda-feira (27).
Mas eles também pedem às pessoas que usem condicionadores de ar apropriadamente, para evitar insolação.
Sob o novo sistema de alerta estabelecido em maio, o governo emitirá um alerta às 16 horas. É quando a capacidade de fornecimento de energia de reserva deverá cair abaixo de 5% no dia seguinte, mesmo depois que outros fornecimentos adicionais forem oferecidos por outras concessionárias regionais.
O governo estima que a capacidade de reserva cairá abaixo de 5% na área da Grande Tóquio na segunda-feira (27). A taxa, provavelmente, cairá ainda mais para menos de 4% antes das 17 horas.
O Japão enfrenta potenciais crises de energia durante condições climáticas extremas devido a um declínio na capacidade de fornecimento de energia em empresas de serviços públicos.
A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio, que atende a região de Kanto, diz que a capacidade de fornecimento das concessionárias caiu à medida que as operações de algumas usinas elétricas na província de Fukushima permanecem suspensas devido aos danos causados por um terremoto que atingiu a área em março.
O país também possui usinas termelétricas antigas, que foram desativadas temporária ou permanentemente.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am