7 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/16  9:41
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

OMS convocará comitê de emergência para a varíola de macaco

A Organização Mundial da Saúde - OMS, diz que convocará um comitê de emergência na próxima semana para avaliar se o surto da varíola de macaco representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional.

OMS convocará comitê de emergência para a varíola de macaco

A Organização Mundial da Saúde – OMS, diz que convocará um comitê de emergência na próxima semana para avaliar se o surto da varíola de macaco representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional.

O Diretor Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou a decisão em uma conferência de imprensa na terça-feira (14).

Ele disse que mais de 1.600 casos confirmados de varíola de macaco foram relatados à OMS, de 39 países. A doença está se espalhando pelas nações ocidentais, embora raramente tenha sido encontrada fora da África antes.

Tedros disse que é claro que o vírus está se comportando de maneira incomum, como se comportava no passado. Ele acrescentou que o vírus está afetando cada vez mais países, e que alguma resposta coordenada é necessária.

A reunião do comitê de emergência acontecerá em 23 de junho, com especialistas de vários países convidados.

A OMS declarou uma emergência de saúde pública de preocupação internacional no passado para os surtos do Ébola e da pólio, e mais recentemente para o coronavírus chinês em janeiro de 2020.