Oficial de segurança nomeado para o posto nº 2 de Hong Kong
O governo chinês nomeou os principais funcionários para o governo entrante de Hong Kong, sendo a segunda posição mais alta do território a ser assumida por uma figura sênior da segurança.
A agência de notícias estatal Xinhua informa que as nomeações aconteceram no domingo (19), com o cargo de “Secretário Chefe de Administração” de Hong Kong indo para Eric Chan.
Chan é atualmente o secretário-geral do Comitê de Salvaguarda da Segurança Nacional em Hong Kong, que foi criado após a introdução de uma lei de segurança nacional para o território em 2020.
A nomeação de Chan, que é um ex-funcionário da imigração, juntamente com o Chefe Executivo eleito de Hong Kong, John Lee Ka-chiu, que é um ex-funcionário da polícia, aparentemente reflete a posição de Pequim de que a segurança nacional é uma questão de alta prioridade.
Chan está na lista de indivíduos que foram colocados sob sanções dos EUA em 2020, junto com Lee e a atual Chefe Executiva, Carrie Lam. Washington os acusou de minar a autonomia de Hong Kong e de restringir a liberdade de expressão e de reunião dos cidadãos.
Enquanto isso, Paul Chan permanecerá como Secretário Financeiro.
Hong Kong fará uma cerimônia de juramento para Lee em 1º de julho, quando outro evento marcará o 25º aniversário da transferência do território da Grã-Bretanha para a China.
A atenção também está voltada para se o Presidente Xi Jinping comparecerá pessoalmente a essas cerimônias.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am
















