Ícone do site Radio Shiga

Ministro das Relações Exteriores da Lituânia pede um corredor para exportar cereais ucranianos

Ministro das Relações Exteriores da Lituânia pede um corredor para exportar cereais ucranianos

O Ministro das Relações Exteriores da Lituânia propôs a abertura de um corredor de navegação seguro no Mar Negro para permitir a retomada das exportações de cereais da Ucrânia.

Gabrielius Landsbergis falou com a NHK na terça-feira (7), em Tóquio.

Ele disse que a invasão da Ucrânia provou que a Rússia é “um vizinho agressivo, pronto e disposto a usar a força militar para atacar seus vizinhos”.

Ele também disse que seu país compartilha uma fronteira de 700 km com Belarus, cujo território foi usado pelas tropas russas para atacar a Ucrânia.

Ele observou que com o enclave russo de Kaliningrado, a oeste, a Lituânia está “espremida entre dois agressores”.

Landsbergis indicou que o país báltico solicitará à OTAN que envie mais tropas para seu território. A Lituânia é um membro da aliança militar.

Sobre o bloqueio russo dos portos do sul da Ucrânia que impede a exportação de grãos, ele disse que a criação de um “corredor seguro poderia ser uma das opções”.

Ele pediu aos países ocidentais que forneçam armas à Ucrânia para que seus navios não sejam atacados pelas forças russas, acrescentando que é necessária uma garantia de proteção.

O ministro propôs um comboio formado por navios de países dispostos a escoltar embarcações de transporte de grãos de Odesa até o Estreito de Bósforo.

Ele indicou que pedirá ao Japão e a outros países que participem.

As relações da Lituânia com a China deterioraram-se depois que a nação báltica permitiu que Taiwan abrisse um escritório de representação com seu próprio nome no ano passado.

Landsbergis disse que as exportações para a China caíram para quase zero.

Ele também disse que as ações da China contra a Lituânia “mostraram claramente até que ponto a China pode ir quando quer mudar a política externa de um país”.

Mas ele disse que os laços entre as sociedades democráticas com os mesmos ideais são muito mais fortes e a confiança que se constrói através desses laços é “muito mais duradoura e também muito mais benéfica para os países”.

 

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile