Milhões de toneladas de grãos ficam retidos pela Rússia
A Ucrânia é o palco da invasão russa que já dura meses, mas os impactos estão sendo sentidos muito além. As principais exportações estão sendo bloqueadas, aumentando os custos dos alimentos e colocando as pessoas em perigo alimentar.
A Rússia perdeu outro oficial de alto escalão em uma de suas últimas batalhas na região oriental da Ucrânia. Ainda assim, está pressionando em seu esforço para controlar a fortaleza ucraniana de Severodonetsk e as áreas ao seu redor.
O ministro da defesa russo, Sergei Shoigu, disse: “97% da região de Luhansk foi liberada”.
Ele acrescentou que as forças no sul acabaram de remover as minas da cidade de Mariupol, e os carregamentos de grãos podem ser retomados através do Mar Negro.
Mas o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, diz que os russos estão impedindo as exportações, e até 25 milhões de toneladas de grãos estão parados.
Ele disse: “Nossos portos estão bloqueados. Não podemos exportar grãos, cevada… nosso óleo de girasso”. Os russos estão roubando nossos grãos. Eles o roubaram e o carregaram seus navios”.
O presidente afirma que os embarques do território apreendido pelos russos equivalem a saques.
O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, foi à Turquia para discussões com os líderes. Espera-se que as exportações de alimentos sejam um ponto principal de discussão.
- Homem é preso no Japão por vender deepfakes sexuais - 17 de outubro de 2025 6:27 am
- Urso invade creche no norte do Japão, ninguém se fere - 17 de outubro de 2025 6:22 am
- Coreia do Sul envia força-tarefa contra golpes no Camboja - 17 de outubro de 2025 6:11 am