Líder da União Africana encontra Putin à medida que cresce a preocupação com a crise alimentar
A invasão da Ucrânia está ameaçando o abastecimento alimentar de dezenas de milhões de pessoas na África. Ela tem impedido a exportação de grãos e fertilizantes tanto da Ucrânia como da Rússia. Macky Sall, o líder da União Africana, instou o presidente russo, Vladimir Putin, a tomar medidas.
Sall reuniu-se com Putin na sexta-feira (3), em Sochi, Rússia.
Sall disse que, embora a África esteja muito longe do teatro de operações, ela foi uma das primeiras “vítimas colaterais”. Mais tarde, ele tuitou que Moscou estava preparado para facilitar as exportações de cereais ucranianos e os embarques de trigo e fertilizantes russos.
A Ucrânia é um dos maiores exportadores de grãos do mundo. Os líderes ocidentais acusaram as forças russas de bloquearem os embarques.
Entretanto, Putin diz que a culpa está em outro lugar. Ele disse que não tem nada a ver com isso e que os parceiros russos cometeram muitos erros e agora estão procurando um bode expiatório. Ele acrescentou que, é claro, a Rússia é um candidato perfeito.
Ele disse que as sanções ocidentais estão causando a escassez no mercado mundial de alimentos, acrescentando que uma solução seria que as remessas passassem pela vizinha Belarus, mas isso não será possível até que as sanções sejam levantadas.
- Astronauta japonês retorna à Terra após 5 meses na ISS - 10 de agosto de 2025 5:17 am
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am