Kishida oferece 65 bilhões de dólares para o desenvolvimento sustentável de infra-estrutura
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, ofereceu mais de 65 bilhões de dólares em assistência ao investimento para os países em desenvolvimento, a fim de construir uma infra-estrutura sustentável.
Kishida fez a oferta durante as discussões na cúpula do G7 na Alemanha, neste domingo (26), em Schloss Elmau, no sul do país.
Ele expressou a preocupação de que as nações em desenvolvimento estão lutando contra o aumento das dívidas, já que a comunidade internacional tem respondido à pandemia do coronavírus chinês e à invasão russa da Ucrânia.
Kishida enfatizou a necessidade de o G7 encontrar formas de responder aos empréstimos injustos e obscuros concedidos pela China sob sua iniciativa “Belt and Road”.
Kishida acrescentou que o G7 deveria abordar uma chamada “armadilha da dívida” causada pelos empréstimos massivos da China, onde os tomadores de empréstimos terão dificuldades de pagamento.
O líder japonês se comprometeu a oferecer mais de 65 bilhões de dólares em assistência durante os próximos cinco anos, incluindo fundos privados, para projetos de infra-estrutura em países em desenvolvimento.
O Presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou o lançamento de uma iniciativa de infra-estrutura global que levantará quase 600 bilhões de dólares até 2027, em uma tentativa de combater a crescente influência da China nos países em desenvolvimento.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am