Kishida apresenta sua visão para a segurança Indo-Pacífico
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, expôs sua visão para um Indo-Pacífico livre e aberto em um fórum de segurança em Cingapura.
Em seu discurso de abertura no Diálogo Shangri-La, na sexta-feira (10), Kishida revelou cinco pilares para a manutenção da estabilidade regional.
Ele disse que o Japão planeja ajudar a treinar pelo menos 800 agentes de segurança marítima em mais de 20 países ao longo dos próximos três anos.
Ele também revelou um plano para fornecer aos países indo-pacífico bilhões de dólares em equipamentos de segurança marítima, incluindo navios de patrulha, durante o mesmo período.
Kishida disse que o Japão pretende melhorar a cooperação regional através de esforços diplomáticos, incluindo o programa de Assistência Oficial para o Desenvolvimento do país.
Ele se comprometeu a apresentar um plano concreto até a próxima primavera.
O líder japonês também expressou sua intenção de iniciar negociações com Cingapura sobre um acordo para transferir equipamentos de defesa, e trabalhar para outros acordos com membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático – ASEAN.
O discurso de Kishida cobriu uma ampla gama de questões de segurança, incluindo a situação na Ucrânia, as atividades marítimas da China e os programas nuclear e de mísseis da Coréia do Norte.
Ele advertiu que estas questões estão abalando a confiança nas regras que regem as relações internacionais.
- Idosos mantêm tradição de cordas de palha para Ano Novo - 14 de novembro de 2025 3:35 am
- Irã exibe mísseis usados em conflito contra Israel - 14 de novembro de 2025 1:57 am
- Tribunal de Pequim confirma pena de jornalista por espionagem - 14 de novembro de 2025 1:52 am
















