Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio custaram mais de US$ 10 bilhões
O comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio informa que o custo total dos Jogos foi de 1,4238 trilhões de ienes, ou cerca de 10,5 bilhões de dólares.
O comitê informou o valor na reunião final da diretoria executiva na terça-feira (21). Os Jogos foram realizados em 2021 após um atraso de um ano devido à pandemia do coronavírus chinês. Os eventos foram realizados sem a presença de espectadores na maioria dos locais.
O custo dos Jogos foi estimado, anteriormente, em 1,644 trilhões de ienes, ou cerca de 12,2 bilhões de dólares.
As autoridades disseram que parte da redução de cerca de 220 bilhões de ienes, ou cerca de 1,6 bilhões de dólares, foi alcançada através da revisão dos contratos para a restauração dos locais ao seu estado original.
O comitê, o governo metropolitano de Tóquio e o governo central devem dividir o custo. O comitê arcará com 640,4 bilhões de ienes, ou cerca de 4,7 bilhões de dólares. As despesas públicas de Tóquio e do Estado serão de 783,4 bilhões de ienes, ou cerca de 5,8 bilhões de dólares.
O comitê, que enfrentou a difícil tarefa de realizar os Jogos em meio à pandemia, será dissolvido no final deste mês.
A atenção está voltada para se a utilização das instalações após os Jogos e a promoção de eventos esportivos pode ajudar a ganhar apoio entre a população para o enorme fardo sobre as despesas públicas.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am