Japão manterá conversações de cúpula com parceiros da Ásia-Pacífico na Espanha
O governo do Japão está planejando reuniões de cúpula de quatro e três vias com os Estados Unidos e outras nações da Ásia-Pacífico à margem de uma reunião de líderes da OTAN na Espanha.
As duas reuniões de alto nível em consideração incluem uma entre os líderes do Japão, Coréia do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Eles foram convidados como parceiros para a cúpula da OTAN, agendada para o final deste mês em Madri.
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, também espera organizar outra cúpula com a Coréia do Sul e os Estados Unidos.
Kishida quer discutir uma série de questões de segurança com os líderes das nações da Ásia-Pacífico.
Elas incluem o ambiente de segurança na região Indo-Pacífico e respostas às atividades marítimas da China e ao desenvolvimento nuclear e de mísseis da Coréia do Norte.
Kishida também espera apresentar mais detalhes de um plano que anunciou, em um recente fórum de segurança em Cingapura, sobre como manter e reforçar a paz e a ordem na região do Indo-Pacífico.
As autoridades sugeriram que é possível que essas conversações de três e quatro vias sejam combinadas em uma cúpula de cinco vias.
- Zelenskyy avança negociações com EUA para compra de armas - 29 de setembro de 2025 8:13 am
- Pânico em comício na Índia deixa ao menos 36 mortos - 29 de setembro de 2025 8:07 am
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am