Forças russas se concentram no leste da Ucrânia
A Rússia está concentrando suas forças e poder de fogo no último reduto ucraniano na região leste de Luhansk. As autoridades ucranianas descreveram as condições na cidade de Severodonetsk como “infernais”.
Falando para a Associated Press, o governador da região disse que as tropas ucranianas foram forçadas a recuar para uma fábrica de produtos químicos. Ele disse que grande parte de Severodonetsk está em chamas e que os bombardeios russos têm sido implacáveis.
Os militares da Ucrânia disseram que a região oriental de Kharkiv também sofreu um aumento nos ataques da artilharia russa.
Um residente, de 60 ano,s disse à NHK, por telefone, que as pessoas que lá viviam estavam presas. O morador disse: “Só podemos ir para o lado russo”. Não podemos evacuar para o território ucraniano”.
Enquanto isso, as forças pró-rusas na Península da Crimeia acusaram os militares da Ucrânia de atacar as instalações de petróleo e gás que operam no Mar Negro. Três pessoas foram feridas e pelo menos sete trabalhadores estão desaparecidos.
Autoridades na península anexada pela Rússia disseram que o ataque não teria impacto no fornecimento de energia. A escassez de gás é um problema crescente na Europa Ocidental.
A Alemanha tem visto uma queda significativa nas exportações russas através do gasoduto Nord Stream 1. Moscou atribui isto às sanções ocidentais.
Em uma declaração, um porta-voz do Kremlin disse que a Rússia estava pronta para fornecer seu gás. Mas ele acrescentou que as sanções impostas pela União Européia haviam criado um obstáculo tecnológico para os operadores do gasoduto.
A Rússia também acusou a UE de criar uma crise energética ” artificial ” e disse que poderia intensificar os ataques na Ucrânia em retaliação.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm




















