Forças russas controlam 80% de Severodonetsk diz governador de Luhansk
O governador de Luhansk, no leste da Ucrânia, diz que as forças russas controlam, agora, cerca de 80% da cidade de Severodonetsk, que se diz ser a última fortaleza ucraniana na região.
Em um post de mídia social na quarta-feira (1º), o governador de Luhansk, Serhiy Haidai, também disse que as batalhas de rua continuam na cidade.
Ele observou que as tropas ucranianas conseguiram fazer recuar as forças russas em alguns distritos, e capturaram seis soldados.
As tropas russas estão intensificando sua ofensiva dentro e ao redor da cidade, numa tentativa de colocar toda a região de Luhansk sob seu controle.
O Ministério da Defesa russo disse, na quarta-feira, que abateu um caça ucraniano e atacou as tropas com mísseis em Donetsk, uma região vizinha de Luhansk.
Enquanto isso, o Departamento de Defesa dos EUA disse que está enviando quatro Sistemas de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade, ou HIMARS, para a Ucrânia como parte da assistência militar adicional. O departamento diz que o HIMARS fornece maior precisão e alcance ampliado.
Falando aos repórteres na quarta-feira, um funcionário sênior do Departamento de Defesa disse que os sistemas já foram posicionados dentro da Europa para garantir a entrega mais rápida à Ucrânia.
O chanceler alemão, Olaf Scholz, também prometeu apoio militar adicional para a Ucrânia. Dirigindo-se ao Parlamento alemão na quarta-feira (1º), Scholz disse que seu governo fornecerá à Ucrânia o mais moderno sistema de defesa aérea que o país possui.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am