Força Marítima de Autodefesa Japonesa está monitorando atividades das Marinhas russas e chinesas ao largo do Japão
A Força Marítima de Autodefesa Japonesa está monitorando uma onda de atividades navais russas e chinesas em águas ao largo do Japão.
Oficiais da MSDF dizem que um de seus navios avistou sete embarcações da marinha russa passando pela cadeia das Ilhas Izu no Pacífico, ao sul de Tóquio, de quinta (16) a sexta-feira (17).
Eles dizem que um helicóptero foi visto decolando de uma fragata. A frota foi observada, anteriormente, ao largo da Prefeitura de Chiba, vizinha de Tóquio.
Oficiais do Ministério da Defesa dizem que nove outras embarcações da marinha russa foram vistas cerca de 40 quilômetros ao largo de Hokkaido, no norte, na manhã de sexta-feira (17).
Eles dizem que a frota passou pelo Estreito de Soya e entrou no Mar do Japão.
As autoridades estão tentando determinar se as atividades estão relacionadas a um exercício em larga escala que a Rússia planeja realizar no Pacífico, no final deste mês.
As autoridades de defesa também dizem que dois destroyers chineses foram vistos passando o Estreito de Soya em direção ao Mar de Okhotsk na quinta-feira (17).
Os navios faziam parte de uma frota de quatro vasos de guerra que navegavam no Mar do Japão. Os outros dois chegaram ao Pacífico na quinta-feira (17), através do Estreito de Tsugaru.
Tanto o estreito de Soya quanto o de Tsugaru são vias fluviais internacionais onde embarcações estrangeiras, incluindo navios de guerra, são autorizadas a navegar.
- Arroz recém-colhido no Japão tem alta de 60% no preço - 13 de agosto de 2025 8:44 am
- Ex-primeira-dama da Coreia do Sul é presa - 13 de agosto de 2025 8:15 am
- Um sopro de vida e esperança: Mônica Belli lança “É a Vida Baby” - 13 de agosto de 2025 3:06 am