Exportações da China aumentam em maio
As autoridades alfandegárias chinesas divulgaram dados mostrando que as exportações se recuperaram fortemente em maio, à medida que as restrições da Covid foram reduzidas.
As autoridades dizem que as exportações cresceram 16,9% em relação ao mesmo mês de um ano atrás, para 308 bilhões de dólares.
O resultado foi uma virada brusca a partir de abril, quando a movimentação de bens e serviços no exterior expandiu em seu ritmo mais lento em quase dois anos. Isso se deveu ao rígido lockdown do coronavírus chinês no principal pólo econômico da China, Xangai.
Os dados de maio virão como um alívio para os formuladores de políticas da nação ao traçarem um caminho de volta do choque da oferta que abalou a economia global.
As importações da China também cresceram, mas apenas 4,1%, atingindo 229 bilhões de dólares. O valor total do comércio aumentou de 11,1% para 538 bilhões de dólares.
A escassez da oferta global atingiu as operações de automóveis e outros fabricantes no Japão.
Mas a atividade no porto de Xangai está, agora, voltando ao normal após o levantamento das restrições na maioria das partes da cidade.
- Aprovação do gabinete Ishiba sobe para 38%, aponta pesquisa da NHK - 13 de agosto de 2025 12:33 am
- Japão relembra 40 anos do acidente aéreo mais mortal do mundo com uma única aeronave - 13 de agosto de 2025 12:29 am
- Chuvas fortes em Kyushu deixam três mortos no Japão - 13 de agosto de 2025 12:24 am