EUA e Coréia do Sul realizam exercícios conjuntos envolvendo porta-aviões
As forças armadas americanas e sul-coreanas conduziram um exercício conjunto envolvendo um porta-aviões movido a energia nuclear.
Os Chefes do Estado-Maior Conjunto da Coréia do Sul disseram que o exercício naval, de três dias, até sábado (4), aconteceu em águas internacionais ao sudeste da Prefeitura de Okinawa, no Japão.
O exercício ocorreu em meio a relatos de que a Coréia do Norte pode conduzir seu sétimo teste nuclear. A Coréia do Sul disse que o objetivo era reforçar a capacidade contra as provocações norte-coreanas.
O porta-aviões norte-americano Ronald Reagan e os contratorpedeiros sul-coreanos estavam entre os navios que participaram.
Os meios de comunicação sul-coreanos disseram que é o primeiro exercício militar conjunto do país envolvendo um porta-aviões nuclear desde novembro de 2017.
O presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou no mês passado o compromisso do país de proporcionar “dissuasão prolongada” à Coréia do Sul em uma cúpula com seu homólogo sul-coreano, Yoon Suk-yeol. Os líderes também concordaram em iniciar discussões para expandir o escopo e a escala dos exercícios e treinamentos militares conjuntos.
Os militares sul-coreanos disseram que o último exercício combinado consolidou a determinação da Coréia do Sul e dos EUA em responder firmemente a quaisquer provocações da Coréia do Norte.
Acrescentou que o exercício demonstrou a capacidade de defesa conjunta dos dois países e o compromisso dos EUA de proporcionar uma dissuasão ampliada.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm
















