Cresce o ceticismo na Rússia, diz Ministério da Defesa britânico
O ceticismo sobre a invasão da Ucrânia parece estar em crescimento na Rússia, levando empresários de elite e oligarcas a deixarem o país. Isto, provavelmente, agravará os danos da guerra à economia do país a longo prazo.
Segundo uma atualização da inteligência do Ministério da Defesa britânico, a guerra acelerou a trajetória de longo prazo da Rússia em direção ao autoritarismo. Esforços estão em andamento para criminalizar o discurso contra a invasão e o Estado.
O relatório diz que os pedidos de migração sugerem que 15.000 milionários russos já estão tentando deixar o país. Eles, provavelmente, são motivados pela oposição pessoal à invasão e pelo desejo de escapar do impacto financeiro das sanções.
Na Ucrânia, as forças russas estão concentrando seus esforços em Severodonetsk, o último reduto dos militares ucranianos na região leste de Luhansk. O governador da região diz que mais de 500 pessoas, incluindo algumas dezenas de crianças, permanecem em abrigos, em uma fábrica de produtos químicos, onde os constantes bombardeios e lutas os impossibilitam de escapar.
O presidente, Volodymyr Zelenskyy, está cavando em seus calcanhares, dizendo que a Ucrânia continuará a lutar até que sua segurança e integridade territorial sejam totalmente garantidas.
- Rússia intensifica ofensiva antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 11:05 am
- Turistas buscam refresco em caverna calcária no Japão - 15 de agosto de 2025 10:43 am
- Zelenskyy e Starmer reforçam união antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 10:28 am