Continuam os combates ferozes no leste da Ucrânia
As forças russas continuam o ataque implacável à Ucrânia oriental, cujas tropas estão redobrando esforços para retomar o território capturado.
O vice-ministro da defesa da Ucrânia disse à mídia local que as forças russas pretendem alcançar a fronteira administrativa da região de Luhansk até domingo (26).
Durante semanas, os combates têm se centrado em Severodonetsk. Centenas de civis ainda estão confinados na cidade, o que representa um ponto de apoio final para as tropas da Ucrânia.
Mas, a vice-primeira-ministra do país está esperançosa de que a maré está virando no sul.
Iryna Vereshchuk disse: “A liberação das áreas sob controle russo estará chegando em breve. Se continuarmos recebendo armas da Europa e dos EUA, nossos militares têm uma chance de lutar. Kherson é nosso”.
Ela está incitando as pessoas a fugirem de Kherson agora, ou correm o risco de serem transformadas em escudos humanos por soldados russos”.
A Ucrânia está confiando nas armas ocidentais para continuar sua luta tanto em terra quanto no mar.
O Ministério da Defesa britânico disse na terça-feira (21), que as forças ucranianas usaram mísseis anti-navio Harpoon, doados, para atacar um navio russo que trazia suprimentos para a Ilha Snake.
O relatório da inteligência diz que a defesa marítima da Ucrânia neutralizou em grande parte os esforços da marinha russa para controlar o Mar Negro.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am