Combates em Severodonetsk se espalham para áreas próximas
A Rússia ainda luta pelo controle completo da região ucraniana oriental de Luhansk.
Suas tropas e artilharia falharam, até agora, em desalojar os defensores ucranianos, que se mantêm na última fortaleza da cidade sitiada de Severodonetsk.
O governador de Luhansk disse que as forças russas estão avançando para áreas próximas e bombardeando Lysychansk, uma cidade que fica do outro lado de um rio de Severodonetsk.
Enquanto isso, Moscou diz que retaliou, depois que várias instalações de petróleo e gás controladas pela Rússia no Mar Negro foram atacadas.
O Ministério da Defesa da Rússia diz ter lançado mísseis em um aeródromo ucraniano na região de Odesa e destruído um hangar que abrigava drones.
O presidente russo, Vladimir Putin, esteve no Kremlin na terça-feira (21), enquanto as batalhas se desenrolavam. Ele participou de uma cerimônia de formatura para futuros oficiais de defesa e inteligência.
Putin disse: “Não esqueça que o uso efetivo, do conhecimento teórico que você adquiriu ao receber treinamento, só é possível após receber alguma experiência prática”.
O presidente também revelou durante a cerimônia que a Rússia está se preparando para implantar equipamentos militares de última geração. Ele disse que os novos ICBMs e sistemas de mísseis terra-ar serão utilizados até o final do ano.
Na terça-feira (21), o Procurador-Geral dos EUA, Merrick Garland, tornou-se um dos mais recentes oficiais ocidentais de alto escalão a visitar a Ucrânia em meio às hostilidades em curso.
Garland reuniu-se com seu homólogo ucraniano, o Procurador Geral Viktor Benedict.
O Procurador-Geral disse: “Os Estados Unidos estão enviando uma mensagem inequívoca. Não há lugar para se esconder. Nós e nossos parceiros perseguiremos todas as vias disponíveis para garantir que os responsáveis por estas atrocidades sejam responsabilizados”.
Garland disse que os EUA criaram uma equipe especial para apoiar a Ucrânia, já que ela coleta e analisa provas de crimes de guerra cometidos pelas tropas russas.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am