China lança terceiro porta-aviões
A mídia estatal chinesa informa que a marinha do país lançou seu terceiro porta-aviões nesta sexta-feira (18). Os observadores dizem que a iniciativa, provavelmente, aumentará o grau de cautela dos Estados Unidos e dos vizinhos da China.
A Xinhua News Agency informou que o navio, chamado Fujian, foi lançado ao mar em uma cerimônia em um estaleiro de Xangai.
A Xinhua diz que o navio tem um deslocamento de mais de 80.000 toneladas, que é maior do que os outros dois porta-aviões do país já em serviço.
A mídia estatal também diz que o Fujian é o primeiro porta-aviões da China que está equipado com catapultas. Os dispositivos de propulsão eletromagnética permitem que se acelere a decolagem das aeronaves.
A China está construindo suas capacidades navais como parte de seu objetivo de criar um exército de classe mundial até meados do século.
O país já implantou seu primeiro porta-aviões, o Liaoning, e o primeiro porta-aviões construído domesticamente, o Shandong.
Os observadores dizem que a China, aparentemente, pretende fortalecer o poder do Presidente Xi Jinping apresentando seu porta-aviões de última geração.
- Rússia intensifica ofensiva antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 11:05 am
- Turistas buscam refresco em caverna calcária no Japão - 15 de agosto de 2025 10:43 am
- Zelenskyy e Starmer reforçam união antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 10:28 am