China está comprando mais energia russa
A China surgiu como um cliente importante para os produtos energéticos russos, enquanto outros compradores se afastam. Suas importações de petróleo bruto e gás natural liquefeito aumentaram significativamente em maio.
As autoridades alfandegárias da China dizem que o país importou 8,4 milhões de toneladas de petróleo bruto da Rússia no mês passado, 54,8% a mais do que um ano antes.
As importações de Gás Liquefeito de Petróleo – GLP russo aumentaram em 54,3%.
As importações de petróleo bruto provenientes da Rússia, pela China, diminuíram, inicialmente, após a invasão da Ucrânia. Mas um especialista diz que a queda de preços, desde então, pode ter estimulado as empresas chinesas a comprar mais.
Pequim se recusou a apoiar as sanções contra Moscou e disse que sua política é manter o comércio com o país.
As importações totais da China provenientes da Rússia ultrapassaram 10,2 bilhões de dólares no mês passado. Isso é a maior alta em 5 anos, e 79,6% a mais em relação ao ano anterior.
Mas as exportações para a Rússia caíram 8,6%. Os exportadores chineses podem estar tentando evitar se tornar alvos de sanções.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm




















