Calor escaldante atinge amplas áreas do Japão e deve continuar nesta terça-feira (28)
Uma onda de calor atingiu vastas áreas do Japão na segunda-feira (27), enquanto as autoridades meteorológicas anunciaram que a estação chuvosa, aparentemente, terminou excepcionalmente cedo em algumas regiões.
Autoridades da Agência Meteorológica disseram que a estação chuvosa terminou na região de Kanto-Koshin, que inclui Tóquio, assim como nas regiões de Tokai e do sul de Kyushu.
O anúncio para essas regiões chegou 18 a 22 dias antes da média. Se confirmado oficialmente, será o primeiro final da estação chuvosa em Kanto-Koshin e o segundo mais cedo nas outras duas regiões desde que a manutenção de registros começou em 1951.
As temperaturas subiram a quase 40 graus Celsius na região do Kanto-Koshin durante o dia.
A cidade de Sano, na Prefeitura de Tochigi, chegou a 39,8 graus Celsius, seguida pela cidade de Tatebayashi, na Prefeitura de Gunma, com 39,1 graus.
A cidade de Hachioji em Tóquio registrou 36,9 graus, e a central de Tóquio teve 35,7 graus. Esta é a primeira vez que as temperaturas subiram acima de 35 graus no centro de Tóquio por três dias consecutivos em junho.
As autoridades meteorológicas dizem que as temperaturas permanecerão altas nesta terça-feira (28), com máximas diurnas previstas para chegar a 37 graus na cidade de Kumagaya perto de Tóquio e na cidade de Toyooka na Prefeitura de Hyogo, no oeste do Japão. Eles também dizem que o termômetro não cairá durante a noite e estão solicitando que as pessoas tomem medidas para evitar a insolação.
Enquanto isso, o ar quente e úmido que flui ao longo da borda de um sistema de alta pressão do Pacífico está causando o assentamento de nuvens de chuva sobre o norte do Japão.
Acredita-se que a chuva forte, de cerca de 70 milímetros por hora, cairá entre 16 e 17 horas perto da cidade de Yonezawa, Prefeitura de Yamagata.
O risco de deslizamentos de terra aumentou nas prefeituras de Yamagata, Fukushima e Miyagi, o que levou as autoridades a emitir um alerta.
As fortes chuvas continuarão no norte do Japão e na região de Hokuriku, na costa do Mar do Japão.
Cerca de 100 milímetros de chuva são esperados durante as 24 horas até terça-feira (28), à noite, em Hokkaido, na região de Tohoku e na Prefeitura de Niigata.
- Irã anuncia suspensão de cooperação com a AIEA - 3 de julho de 2025 12:02 am
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am