Ícone do site Radio Shiga

Bloqueio de alimentos é crime de guerra diz Borrel

Bloqueio de alimentos é crime de guerra diz Borrel

O chefe da política externa da União Européia disse nesta segunda-feira (20), que o bloqueio russo dos portos ucranianos constitui um “crime de guerra”. Josep Borrell disse que milhões de toneladas de trigo estão bloqueadas, causando uma crise alimentar global.

Os ministros das Relações Exteriores se reuniram em Luxemburgo para um encontro do Conselho de Relações Exteriores da União Européia. Eles se concentraram na Ucrânia e na segurança alimentar.

Os líderes da UE estão tentando encontrar maneiras de fazer com que o grão seja enviado através do Mar Negro. Borrell alertou sobre o risco de grande crise alimentar, “especialmente na África”.

Borrell pediu aos líderes russos que levantassem seus bloqueios. Mas os russos argumentam que os ucranianos não conseguiram remover as minas dos portos.

Os funcionários das Nações Unidas têm negociado para mapear um corredor marítimo. Líderes na Alemanha, Polônia e Romênia estão trabalhando para transportar parte da nova colheita através de ferrovias e outras rotas terrestres.

Borrell disse que está enviando cartas aos ministros das Relações Exteriores de toda a África para informá-los de que as sanções da UE contra a Rússia não provocaram a crise. Os líderes da UE não proibiram as exportações de alimentos ou fertilizantes russos.

Ainda assim, os preços dessas mercadorias estão subindo. Os líderes da União Africana têm apelado aos seus homólogos na Rússia e na Ucrânia para liberar os suprimentos.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile