Banco Mundial reduz a previsão de crescimento para a economia global deste ano
O Banco Mundial rebaixou sua previsão de crescimento para a economia global deste ano, e alertou contra o aumento dos preços e uma desaceleração econômica.
O banco disse, nesta terça-feira (7), que espera que a economia global cresça 2,9% em 2022, 1,2 pontos percentuais abaixo de suas estimativas em janeiro.
A previsão foi reduzida em 1,7 pontos percentuais para a zona do euro e em 1,2 pontos percentuais para os Estados Unidos. O banco espera que ambas as economias cresçam 2,5%.
O crescimento para a economia chinesa deverá cair 0,8 pontos percentuais em relação às estimativas anteriores para 4,3%. A economia japonesa está, agora, projetada para rescer 1,7%, com uma queda de 1,2 pontos percentuais.
As reduções são atribuídas ao aumento dos preços de energia e grãos após a invasão russa da Ucrânia e às medidas de endurecimento monetário para conter a inflação nas principais economias.
O Banco Mundial espera que a economia da Rússia diminua 8,9%, e a da Ucrânia 45,1%.
O presidente do Banco Mundial, David Malpass, disse: “A guerra na Ucrânia, os bloqueios na China, as rupturas na cadeia de abastecimento e o risco de estagflação estão prejudicando o crescimento. Para muitos países, a recessão será difícil de evitar”. Na estagflação, os preços sobem e a economia desacelera ao mesmo tempo. O banco também expressou preocupação com a escassez de alimentos e o agravamento da pobreza nos países em desenvolvimento.
- Filme japonês vence Leopardo de Ouro em Locarno - 17 de agosto de 2025 8:57 am
- Trump defende “paz pela força” em mensagem histórica - 17 de agosto de 2025 8:51 am
- Japão enfrenta forte calor com alerta de insolação - 17 de agosto de 2025 8:27 am