Banco central do Japão mantém política monetária flexível
Os formuladores de políticas do Banco do Japão concordaram em manter suas taxas de juros de referência de curto prazo com juros negativos. A decisão ocorreu quando encerraram sua reunião de dois dias na sexta-feira (17).
Os formuladores de políticas também decidiram continuar suas compras de ativos para manter as taxas de longo prazo em torno de zero por cento.
A estratégia do BOJ está em contraste com outros grandes bancos centrais ao redor do mundo, que têm endurecido suas políticas para controlar a inflação.
O presidente do Banco do Japão, Kuroda Haruhiko, tem indicado, repetidamente, que manterá o rumo em uma tentativa de impulsionar a economia japonesa, devastada pela pandemia do coronavírus chinês.
A decisão do BOJ segue uma outra, tomada na quinta-feira (16), pelo Banco Nacional Suíço.
Ele desafiou as expectativas dos investidores ao anunciar seu primeiro aumento das taxas de juros em 15 anos, numa tentativa de impedir que os preços subissem ainda mais.
A decisão do BOJ poderia acelerar ainda mais a queda do iene em relação ao dólar.
- Presidente do Irã, Pezeshkian, diz que governo está pronto para ouvir população - 12 de fevereiro de 2026 2:24 am
- Ogawa e Shina anunciam candidatura à liderança do CRA - 12 de fevereiro de 2026 2:05 am
- China continua testando todos os limite ao invadir águas territoriais japonesas nas Ilhas Senkaku - 12 de fevereiro de 2026 12:12 am
















