ACNUR preocupada que a escassez global de alimentos possa dar origem a mais refugiados
O chefe da agência de refugiados das Nações Unidas diz que a escassez global de alimentos desencadeada pela guerra na Ucrânia pode levar a um novo aumento do número de refugiados.
O Alto Comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi, sinalizou o aviso em uma entrevista com a emissora pública japonesa NHK antes do Dia Mundial do Refugiado designado pela ONU em 20 de junho.
Grandi disse que é muito grato pelos enormes recursos que foram mobilizados em todo o mundo para responder à crise da Ucrânia.
Ele disse, entretanto, que está começando a se preocupar que isto virá às custas de respostas a outras necessidades humanitárias e de desenvolvimento em todo o mundo.
Ele expressou a preocupação de que a crise da Ucrânia possa diminuir os recursos para os refugiados de outros países, incluindo o Afeganistão e a Síria, enfatizando que eles não devem ser esquecidos.
Grandi disse que em algumas partes da África que já são muito frágeis, as pessoas enfrentam conflitos, pobreza e o impacto da mudança climática.
Ele advertiu que se eles tiverem que lidar com a escassez de alimentos importados, além destes desafios, não seria surpreendente se houvesse deslocamento adicional.
Com referência ao Japão, ele disse que compreende que a resposta à pandemia do coronavírus chinês tem esgotado em grande parte o orçamento público.
Ele passou a insistir na ajuda contínua aos refugiados, pessoas deslocadas e vulneráveis em todo o mundo impactadas pela guerra e outras crises, incluindo os efeitos da mudança climática.
- Rússia intensifica ofensiva antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 11:05 am
- Turistas buscam refresco em caverna calcária no Japão - 15 de agosto de 2025 10:43 am
- Zelenskyy e Starmer reforçam união antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 10:28 am