Zelenskyy participará da cúpula do G20 online
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, declarou que participará da cúpula do G20, programada para novembro, em Bali, Indonésia. Ele diz que comparecerá virtualmente, se a invasão russa continuar.
Zelenskyy fez a observação na sexta-feira (27), em um discurso online apresentado por um grupo de discussão indonésio. A Indonésia detém a presidência rotativa do G20 este ano.
Ele agradeceu ao presidente indonésio Joko Widodo por tê-lo convidado para a cúpula, acrescentando que espera que no outono, o mundo tenha “resolvido todos estes grandes problemas”.
Zelenskyy pediu que a Rússia fosse excluída da reunião. Ele disse que acredita que na cúpula haverá apenas Estados amigos e Estados parceiros, e não haverá invasores.
O presidente também ressaltou que a escassez de alimentos e energia devido à agressão russa pode piorar ainda mais. Ele pediu aos membros do G20 que entendessem a situação e encontrassem soluções.
No mês passado, o líder indonésio disse que o presidente russo, Vladimir Putin, lhe disse que planeja participar da cúpula do G20. O embaixador russo na Indonésia disse que Putin planeja comparecer pessoalmente.
- Japão amplia apoio à Ucrânia para restaurar patrimônio cultural - 11 de fevereiro de 2026 10:04 pm
- Opositor venezuelano é colocado em prisão domiciliar - 11 de fevereiro de 2026 9:58 pm
- Japão conquista bronze no salto misto em Milão-Cortina - 11 de fevereiro de 2026 9:54 pm
















