Xi e Macron estão de acordo sobre a solução pacífica do conflito ucraniano
O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente francês, Emmanuel Macron, afirmaram que o conflito na Ucrânia deveria ser resolvido por meios pacíficos.
Macron e Xi conversaram por telefone nesta terça-feira (10).
O Ministério das Relações Exteriores chinês disse que os dois líderes concordaram que “as partes envolvidas deveriam apoiar a Rússia e a Ucrânia no restabelecimento da paz através de negociações”.
O ministério também disse que Xi exortou “a vigilância contra o confronto em bloco, que representa uma ameaça maior e mais persistente à segurança e estabilidade global”.
Acredita-se que ele tenha se referido à assistência militar à Ucrânia por parte dos Estados Unidos e outros membros da OTAN.
O escritório presidencial francês disse que Macron reiterou seu apoio à Ucrânia, dizendo que as pessoas no país estão enfrentando uma situação grave devido à agressão da Rússia.
Ele agradeceu a decisão da China de ratificar duas convenções da Organização Internacional do Trabalho sobre a abolição do trabalho forçado.
Macron disse a Xi que as convenções deveriam ser plenamente implementadas em toda a China, especialmente na Região Autônoma de Xinjiang Uygur, onde o trabalho forçado está ocorrendo.
- Hildegarda de Bingen e a cerveja - 12 de fevereiro de 2026 6:12 am
- Presidente do Irã, Pezeshkian, diz que governo está pronto para ouvir população - 12 de fevereiro de 2026 2:24 am
- Ogawa e Shina anunciam candidatura à liderança do CRA - 12 de fevereiro de 2026 2:05 am
















