Wang critica estrutura econômica Indo-Pacífico liderada pelos EUA
O Ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, alegou que a iniciativa econômica liderada pelos EUA para a região Indo-Pacífico foi, aparentemente, destinada a conter a China.
O Ministério das Relações Exteriores chinês disse que o Ministro Wang falou em uma conferência de imprensa na China depois de encontrar-se com seu homólogo paquistanês.
Wang disse que a iniciativa da Estrutura Econômica Indo-Pacífico promovida pelo presidente americano Joe Biden é mal orientada se for um instrumento político para os EUA manter sua hegemonia econômica regional e excluir deliberadamente um determinado país.
Wang enfatizou que se os EUA procurarem isolar a China, a tentativa acabará por sair pela culatra, já que a China é agora o maior parceiro comercial de muitos países da região.
Wang também se referiu à Estratégia Indo-Pacífico adotada pela administração Biden. O ministro considerou-a um conceito que visa conter a China, usando os países da Ásia-Pacífico como peões ao serviço da hegemonia dos EUA.
Ele advertiu que a estratégia tentará por minar a paz e fracassará, inevitavelmente.
- Casa Branca lança página contra mídia tendenciosas e enganosas - 1 de dezembro de 2025 8:29 am
- Chuvas torrenciais matam centenas na Ásia - 1 de dezembro de 2025 5:39 am
- Rússia eleva taxa de veículos importados - 1 de dezembro de 2025 4:25 am
















