Ucrânia força a Rússia a recuar em Kharkiv
A Ucrânia afirma ter recapturado suas cidades no leste do país, porém a região ocupada de Kherson, no sul contiua sob domínio russo. A administração, controlada pela Rússia, diz que planeja pedir a anexação.
Oficiais militares ucranianos dizem que suas unidades em torno de Kharkiv lançaram uma contra-ofensiva, conseguindo expulsar as tropas russas de um aglomerado de cidades.
A vice-ministra da Defesa ucraniana, Hanna Maliar, disse: “Nesta primeira etapa da guerra, as forças ucranianas infligiram um golpe absoluto ao inimigo e a primeira fase foi concluída com uma vitória”.
Mas as tropas russas estão fazendo um esforço para controlar as áreas no sul. Eles estão bombardeando o pouco que resta de um bastião ucraniano – a siderúrgica de Mariupol.
Os defensores do local compartilharam imagens dos feridos e emitiram outro pedido de ajuda.
Muitas pessoas fugiram para a cidade oriental de Dnipro. O prefeito, Borys Filatov, falou com a NHK na quarta-feira (11), dizendo que os hospitais da cidade estão quase cheios de civis feridos.
Ele acrescentou: “Muitas pessoas vieram de lugares onde todas as vidas e propriedades estão devastadas. Faremos o nosso melhor para apoiá-los”.
Os russos querem cortar o acesso enquanto se apoderam do território ao redor do Mar Negro. Os funcionários pró-russos já haviam conquistado o controle da região de Kherson.
Eles dizem que planejam pedir ao presidente russo Vladimir Putin que incorpore a região à Rússia até o final do ano.
O secretário de imprensa presidencial russo Dmitry Peskov disse: “É claro que se tal apelo para se juntar à Rússia existe ou não, deve ser decidido pelos residentes da região. O destino da região de Kherson deve ser determinado por seus residentes”.
Peskov disse que essas decisões devem ter uma clara justificativa legal para serem legítimas.
Mas ele afirma que foi o caso da Crimea, uma área que os russos anexaram em 2014, o que foi condenado pelos líderes mundiais e pelas Nações Unidas, sendo que muitos a consideram ilegal.
As autoridades ucranianas dizem que “libertarão” Kherson, não importa o que aconteça.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am
















