Taxa de avanço da Rússia na Ucrânia é “improvável que acelere drasticamente” nos próximos 30 dias
O Ministério da Defesa britânico informa que é “improvável que as forças russas na Ucrânia acelerem drasticamente” seu ritmo de avanço durante os próximos 30 dias.
O ministério tweetou no domingo (14), que a ofensiva russa na região de Donbas “perdeu impulso e ficou significativamente lenta”. Donbas refere-se às regiões ucranianas orientais de Donetsk e Luhansk que a Rússia está tentando controlar.
O ministério relatou que é provável que a Rússia tenha perdido “um terço da força de combate terrestre que desde fevereiro”.
O tweet prossegue dizendo que os atrasos na ofensiva russa “serão quase que certamente agravados pela perda de elementos críticos, como equipamentos de transição e de inteligência, vigilância e drones de reconhecimento”.
O ministério acrescentou que “as forças russas estão cada vez mais limitadas por capacidades operacionais degradadas, moral baixa contínua e eficácia de combate reduzida”.
Acredita-se que as forças ucranianas tenham lançado um ataque e frustrado uma tentativa de um comboio militar russo de atravessar o rio Siverskyi Donets, no oeste de Luhansk, na quarta-feira (11).
O Instituto para o Estudo da Guerra, um think tank americano, disse no sábado (14), que a destruição de elementos significativos da brigada russa que tentou atravessar uma ponte de barcas, “chocou” proeminentes blogueiros de guerra russos.
O relatório dizia que “a tentativa de atravessar o rio mostrou uma impressionante falta de senso tático” e permitiu que ataques de artilharia ucraniana matassem centenas de militares russos e destruíssem dezenas de veículos.
A Ucrânia informa que suas forças recapturaram comunidades na região leste de Kharkiv, onde o pessoal russo estava baseado. As forças ucranianas parecem estar prontas para intensificar ainda mais seus contra-ataques.
O Ministério da Defesa russo disse no domingo (15), que sua força aérea havia lançado um ataque com mísseis em Donetsk e destruído instalações de comando e armas ucranianas.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















