Serviço de utilidade pública russo suspenderá as exportações de eletricidade para a Finlândia
Uma empresa estatal russa informa que deixará de exportar eletricidade para a Finlândia a partir de sábado (14), alegando falta de pagamento.
A subsidiária finlandesa da Inter RAO disse na sexta-feira (13), que a concessionária não recebia pagamentos da Finlândia desde 6 de maio.
Na quinta-feira (12), o presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, e a primeira-ministra, Sanna Marin, anunciaram que seu país “deve solicitar a adesão à OTAN sem demora”.
Observadores dizem que a Rússia pode estar cortando o fornecimento de energia como uma medida de retaliação. O Ministério das Relações Exteriores do país havia advertido a Finlândia contra a adesão à OTAN e ameaçado com medidas não especificadas, para deter o que diz serem ameaças à sua segurança nacional.
O operador finlandês do sistema de transmissão, Fingrid, disse que a energia da Rússia é responsável por cerca de 10% do consumo total do país.
Ela disse que a paralisação não ameaçaria o fornecimento de energia da Finlândia, pois a deficiência pode ser substituída pela importação de mais da Suécia e pelo aumento da produção interna.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am