Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, visita a Moldávia
O Secretário Geral da ONU, Antonio Guterres, disse que a comunidade internacional deve fazer mais para ajudar os vizinhos da Ucrânia. Ele se encontrou com refugiados na Moldávia.
Guterres visitou um campo de refugiados financiado por um conselho municipal local. Ele está operando com um orçamento limitado, e os residentes estão se esforçando para entregar alimentos e outros bens de primeira necessidade.
Guterres disse que esta tragédia demonstra que a guerra não tem sentido e que a guerra deve parar e que não há solução militar para os problemas que estamos enfrentando.
Ele acrescentou que é impossível encontrar refugiados e não ficar profundamente comovido com suas histórias.
Guterres conversou com a primeira-ministra, Natalia Gavrilita, e outros legisladores. Ele agradeceu a ambos por sua generosidade.
Funcionários da ONU dizem que quase 6 milhões de ucranianos fugiram para outros países desde que a invasão começou. A Moldávia já aceitou 450.000 deles. Esse número representa cerca de 17% de sua população, apesar de ser um dos países mais pobres da Europa.
Oficiais no Japão e nos EUA ofereceram ajuda. Entretanto, Guterres disse que isso não é suficiente. Ele disse que a Moldávia precisa e merece “apoio maciço para igualar sua generosidade e preservar a estabilidade”.
- Zelensky cobra sanções antes de reunião no Alasca - 13 de agosto de 2025 1:12 am
- Lee e Trump terão primeira cúpula em 25 de agosto - 13 de agosto de 2025 1:04 am
- Nvidia e AMD pagarão 15% das vendas à China aos EUA - 13 de agosto de 2025 12:56 am