Rússia se beneficiaria pouco com a apreensão da Severodonetsk, diz grupo de reflexão dos EUA
Um grupo de reflexão baseado nos EUA afirma que as forças russas estão atacando a cidade ucraniana oriental de Severodonetsk e obtendo ganhos territoriais, mesmo que ainda não a tenham cercado.
O Instituto para o Estudo da Guerra emitiu sua última avaliação sobre a ofensiva russa na Ucrânia no sábado (28).
Diz que o presidente russo, Vladimir Putin, está “lançando homens e munições” na cidade de Severodonetsk, na região de Luhansk, “como se tomá-la fosse vencer a guerra pelo Kremlin”, mas “ele está errado”.
O relatório diz: “Quando a batalha de Severodonetsk terminar, independentemente do lado que possuir a cidade, a ofensiva russa a nível operacional e estratégico provavelmente terá terminado, dando à Ucrânia a chance de reiniciar suas contra-ofensivas a nível operacional com o objetivo de empurrar as forças russas de volta”.
Acrescentou que a tomada da cidade permitirá a Moscou declarar que assegurou plenamente Luhansk, mas isso não dará à Rússia “nenhum outro benefício militar ou econômico significativo”.
- Navios chineses invadem águas territoriais japonesas nas Ilhas Senkaku - 11 de fevereiro de 2026 11:31 pm
- Akihabara terá lixeiras inteligentes para reduzir descarte irregular - 11 de fevereiro de 2026 11:11 pm
- Ministro da Defesa do Japão, Shinjiro Koizumi, participará da Conferência de Segurança de Munique - 11 de fevereiro de 2026 11:07 pm
















