Rússia intensifica ofensiva no leste da Ucrânia antes do aniversário de 9 de maio
O exército russo está intensificando sua ofensiva no leste da Ucrânia, antes do dia da vitória da ex-União Soviética sobre a Alemanha nazista, em 9 de maio.
O Ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, enfatizou nesta quarta-feira (4), que o país estava expandindo seu controle nas províncias orientais de Luhansk e Donetsk.
Ele afirmou que a Rússia já havia assumido o controle da cidade de Mariupol e estabelecido uma vida civil pacífica.
O presidente russo, Vladimir Putin, está, alegadamente, procurando demonstrar as conquistas de sua nação antes do aniversário de 9 de maio.
Mas um alto funcionário da defesa dos EUA disse na quarta-feira (4), que a campanha militar da Rússia “estagnou em grande parte” diante da resistência feroz da Ucrânia.
Em Mariupol, acreditava-se que centenas de civis ainda estavam presos em uma siderúrgica, sitiada pelas forças russas.
Em um vídeo clipe divulgado no aplicativo de mensagens do Telegram, o comandante do batalhão Azov da Ucrânia descreveu um grande derramamento de sangue depois que as forças russas invadiram a fábrica.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse em uma mensagem de vídeo que 344 pessoas foram resgatadas da cidade e de seus subúrbios na quarta-feira (4).
Zelenskyy acrescentou que mulheres e crianças ainda estavam em Mariupol e na siderúrgica, e que seu país estava negociando sua fuga.
A União Européia propôs nesta quarta-feira (4), uma proibição das importações de petróleo russo até o final do ano, como parte de sanções adicionais contra a Rússia.
O presidente americano Joe Biden também disse na quarta-feira que seu país estava sempre aberto a sanções adicionais. Ele disse que discutiria mais sanções com outros líderes do Grupo dos Sete Países esta semana.
- Austrália concede vistos a jogadoras de futebol iranianas - 10 de março de 2026 5:57 pm
- Irmã do ditador norte-coreano condena exercícios militares aliados - 10 de março de 2026 5:47 pm
- PIB do Japão é revisado para cima com forte investimento - 10 de março de 2026 5:38 pm























