15.3 C
Kóka
segunda-feira, 29 setembro, 2025 9:55: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Rússia intensifica ofensiva na Ucrânia antes do “Dia da Vitória”

As forças russas intensificaram sua ofensiva na Ucrânia oriental antes do aniversário, de 9 de maio, da vitória soviética sobre a Alemanha nazista. As tropas ucranianas continuam com forte resistência.

spot_img

Rússia intensifica ofensiva na Ucrânia antes do “Dia da Vitória”

As forças russas intensificaram sua ofensiva na Ucrânia oriental antes do aniversário, de 9 de maio, da vitória soviética sobre a Alemanha nazista. As tropas ucranianas continuam com forte resistência.

O Ministério da Defesa da Rússia informou que sua força aérea realizou ataques com mísseis contra 17 instalações militares ucranianas no sábado (30). O ministério declarou que os ataques, na região oriental de Dnipropetrovsk, destruíram um posto de comando e um armazém usado para armazenar foguetes e artilharia.

Autoridades de defesa americanas e britânicas disseram que os avanços da Rússia no leste da Ucrânia são lentos diante da resistência ucraniana, e as unidades russas, provavelmente, estão sofrendo de moral baixa.

A mídia estatal russa informou que a moeda russa, o rublo, foi introduzida a partir de 1º de maio em algumas áreas onde a Rússia diz ter assumido o controle. Esses lugares incluem a região sul de Kherson e a cidade de Melitopol, na região sudeste de Zaporizhzhia.

Em Nova Kakhovka, Kherson, os militares russos ergueram uma estátua do fundador da União Soviética, Vladimir Lenin.

O movimento parece ser uma tentativa de acelerar a “russificação”, lembrando as pessoas da era soviética, quando a Ucrânia e a Rússia pertenciam a um país.

O governo polonês anunciou que seu exército realizará exercícios militares em todo o país durante um mês, começando neste domingo (1º). A Polônia compartilha uma fronteira com a Ucrânia.

A Rússia está, aparentemente, desconfiada em relação aos exercícios poloneses.

A Rússia acusa a Polônia e os EUA de planejar o envio de tropas polacas para a Ucrânia sob o pretexto de uma “missão de manutenção da paz”.

Moscou tem criticado, repetidamente, o apoio militar ocidental à Ucrânia.

No sábado (30), a atriz Angelina Jolie visitou Lviv na Ucrânia ocidental. Ela encontrou-se crianças afetadas pelo conflito e voluntários que trabalham com pessoas deslocadas. Em uma estação de trem, Jolie disse aos voluntários que as crianças devem estar em estado de choque.

Jolie é uma enviada especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. Mas a Associated Press diz que ela, provavelmente, viajou para Lviv por conta própria.

 

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img