Rússia intensifica ofensiva em Luhansk
As tropas russas estão intensificando sua ofensiva em uma tentativa de tomar o controle total da região leste ucraniana de Luhansk. Enquanto isso, as forças ucranianas, aparentemente ,montaram um contra-ataque limitado na região sul de Kherson.
A ofensiva intensificada em Luhansk ocorre à medida que as forças russas tentam cercar Severodonetsk, uma cidade vista como o último reduto da Ucrânia na região.
O Ministério da Defesa da Rússia disse na segunda-feira (30), que suas forças destruíram depósitos de armas e munições na região oriental de Donetsk. Também disse que as tropas atacaram as instalações dos estaleiros e destruíram veículos blindados na região sul de Mykolaiv.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, expressou no domingo (29), sua determinação de continuar lutando contra as forças russas com a ajuda de países ocidentais.
Zelenskyy disse que seu país está trabalhando continuamente para tentar encontrar armas mais modernas. Ele disse que é grato a todos que “demonstram aos invasores que a paz ainda será nossa”.
O Instituto para o Estudo da Guerra informou no domingo (29), que a operação russa no leste da Ucrânia “está agora quase inteiramente focada em Severodonetsk”.
O think tank americano também disse: “forças ucranianas conduziram um contra-ataque limitado e bem sucedido perto da fronteira do oblast Kherson-Mykolaiv em 28 de maio, forçando as forças russas à defensiva”. Acrescentou que o contra-ataque “provavelmente interromperá as operações russas e poderá forçar a Rússia a enviar reforços para a região de Kherson”.
Na segunda-feira, o presidente russo Vladimir Putin conversou por telefone com seu colega turco Recep Tayyip Erdogan.
O Kremlin disse que Putin disse a Erdogan que a Rússia está pronta para facilitar o trânsito marítimo sem obstáculos de grãos e outros bens em coordenação com a Turquia. Ele disse que isto se aplica aos portos nos mares Negro e Azov.
As observações vêm em meio a preocupações crescentes sobre uma possível crise alimentar global.
Putin disse que, se as sanções fossem levantadas, a Rússia poderia exportar volumes significativos de fertilizantes e produtos agrícolas. Os comentários foram vistos como um apelo velado para o levantamento das sanções contra Moscou.
Erdogan transmitiu a Putin a disponibilidade da Turquia para servir como mediador entre a Rússia e a Ucrânia. Segundo o gabinete presidencial turco, Erdogan disse que seu país está pronto para sediar uma reunião em Istambul envolvendo funcionários da Rússia, da Ucrânia e das Nações Unidas.
Se as conversações de cessar-fogo interrompidas serão retomadas a qualquer momento em breve, ainda não está claro. Não houve nenhum relatório sobre como Putin respondeu à sugestão de Erdogan.
- EUA e Coreia do Sul adiam parte dos exercícios militares para setembro - 8 de agosto de 2025 8:55 am
- Alerta de emergência para forte chuva emitido para província de Kagoshima - 8 de agosto de 2025 8:35 am
- Ex-funcionário da Tokyo Electron envolvido em caso de espionagem na TSMC - 8 de agosto de 2025 8:18 am