Rússia disparou mais de 70 mísseis de cruzeiro e balísticos na Ucrânia desde o início de maio
A Rússia disparou 74 mísseis de cruzeiro e balísticos na Ucrânia desde o início de maio de 2022. A declaração foi feita pelo Chefe Adjunto da Diretoria de Operações do Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Ucrânia, Brigadeiro-General Oleksii Hromov, em uma coletiva de imprensa, informa o correspondente da Ukrinform.
“Em maio de 2022, as Forças Armadas da Federação Russa realizaram 49 ataques com mísseis a partir do território da Rússia. Um total de 74 mísseis de cruzeiro e balísticos foram disparados, ou seja, quatro mísseis Iskander, oito mísseis Tochka-U e dois mísseis de cruzeiro marítimos e aéreos. Um total de 459 ataques aéreos foram lançados”, disse Hromov.
Em suas palavras, os principais alvos da Rússia eram instalações de infra-estrutura de transporte no sul e leste da Ucrânia. As tropas russas também atiraram, repetidamente, em outras instalações críticas de infra-estrutura.
“As tropas russas realizaram 487 ataques com mísseis desde o início das hostilidades em larga escala. Durante este período, um total de 788 mísseis de cruzeiro e balísticos foram disparados a partir do território da Rússia e Bielorrússia. Estes são mísseis Iskander (213 unidades), mísseis Tochka-U (61 unidades), mísseis de cruzeiro marítimo e aéreo (235 unidades). O inimigo operou 4.917 vôos de combate”, observou Hromov.
Um lembrete de que, em 24 de fevereiro de 2022, o presidente russo Vladimir Putin iniciou uma invasão total da Ucrânia, iniciando uma guerra. As tropas russas estão bombardeando e destruindo as principais instalações de infra-estrutura, lançando mísseis e ataques aéreos sobre cidades e vilarejos ucranianos, torturando estuprando e assassinando civis.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am